Consultas

Especialidades Médicas

Cardiologia 

É a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acontecem no coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.
O médico especialista nessa área é o cardiologista.
O exame mais comum, feito por rotina durante uma consulta de cardiologia é o Electrocardiograma. O Electrocardiograma é um exame que deverá ser laudado pelo cardiologista
 

Equipa Médica

Dra. Rita MarinheiroMarcar Consulta

Cirurgia Geral

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica eCirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.[1] A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas. Recentemente a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceram a Cirurgia Geral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades. Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopía e a cirurgia do trauma.
 

Equipa Médica

Dr. António LombáMarcar Consulta

Cirurgia Plástica 

É a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acontecem no coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.
O médico especialista nessa área é o cardiologista.
O exame mais comum, feito por rotina durante uma consulta de cardiologia é o Electrocardiograma. O Electrocardiograma é um exame que deverá ser laudado pelo cardiologista
 

Equipa Médica

Dr. Rodrigo RosinfieldMarcar Consulta

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia e obstetrícia ou obstetrícia e ginecologia é uma especialidade médica que opera no campo da obstetrícia e da ginecologia e à qual se acede após treinamento de pós-graduação universitária para o acompanhamento da saúde reprodutiva da mulher e para o tratamento de complicações obstétricas, incluída a prática cirúrgica.
 

Equipa Médica

Dra. Vera Veiga
Dr. Gonçalo Cardoso
Marcar Consulta e

Pediatria 

A Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente (pelo menos até aos 13 anos), nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes se estiverem com doenças devem dirigir-se ao seu pediatra.
Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.
 

Equipa Médica

Dra. Marta Póvoas
Dra. Biana Moreira
Marcar Consulta

Urologia  

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rinsureteresbexiga urináriauretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículosepidídimosducto deferentevesículas seminaispróstata epênis). As adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais. Quando tem indicação cirúrgica de tumor de supra-renal o endocrinologista encaminha para o urologista.
Nos homens, o sistema urinário está integrado com o sistema reprodutor, ao passo que nas mulheres o trato urinário se abre na vulva. Em ambos os sexos, os tratos urinário e reprodutor estão próximos, o que faz com que os distúrbios de um trato geralmente afetem o outro. A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres. Estas anomalias na região genital são conhecidas como distúrbios geniturinários.
 

Equipa Médica

Dr. Paulo Pé LeveMarcar Consulta

Psiquiatria 

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras (até meados do século XX foi também comum a designação alienistas).
A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.
 

Equipa Médica

Dra. Rita BarandasMarcar Consulta

Pedopsiquiatria 

A Pedopsiquiatria ou Psiquiatria da Infância e da Adolescência é uma especialidade médica que existe em Portugal desde 1984. É uma especialidade autónoma e independente da Psiquiatria Geral.
A Pedopsiquiatria está directamente relacionada com o estudo, avaliação e tratamento das perturbações emocionais e do comportamento na infância e na adolescência (geralmente até aos 18 anos).
Tem como principais objectivos a promoção de um normal desenvolvimento psicoafectivo, e a prevenção e tratamento de perturbações mentais e afectivas na esfera individual e/ou familiar.
A intervenção pode incluir a prescrição de fármacos, consultas terapêuticas (psicoterapia), bem como intervenções familiares, sempre com o objectivo último de promover o bem-estar psíquico.
A intervenção em saúde mental infanto-juvenil deve, sempre que possível, privilegiar um trabalho interdisciplinar entre os vários técnicos e os recursos existentes, de forma a dar uma resposta global e compreensiva às necessidades da criança ou adolescente.
 

Equipa Médica

Dra. Sandra LealMarcar Consulta

Otorrinolaringologia 

otorrinolaringologia (ORL) é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasaisfaringelaringecabeça e pescoço.
 

Equipa Médica

Dr. João Caratão
Dr. Diogo Tomé
Marcar Consulta

Podologia 

A avaliação pormenorizada de cada pé é essencial para tratar e prevenir lesões e patologias que poderão causar graves problemas na saúde. As principais áreas de intervenção são: a podopediatria, a podogeriatria, o pé de risco (pé diabético), a podologia desportiva e também a podologia laboral.
– Podopediatria é o estudo e o tratamento do pé da criança de forma a assegurar um crescimento correto e a evitar futuros problemas.
– Podogeriatria é o estudo e o tratamento do pé do idoso. Nesta fase os pés requerem um cuidado especial de forma a manter a mobilidade e a evitar a dor.
– Pé de Risco ou Pé Diabético é o estudo e o tratamento do pé que os diabéticos de forma geral sofrem. O acompanhamento preventivo e tratamento minucioso são fundamentais nesta situação.
– Podologia Laboral é o estudo e o tratamento do pé associados à realidade laboral, nomeadamente à rotina diária enquanto trabalhadores.
– Podologia Desportiva é o estudo e o tratamento do pé associado ao desgaste e cansado exercido pelos desportistas. Nesta situação, o acompanhamento e diagnóstico precoce são ferramentas indispensáveis a uma saudável prática desportiva.
 

Equipa Médica

Dra. Sofia Castro

Marcar Consulta

Terapia da fala 

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

O Terapeuta da Fala pode exercer as sua funções em Instituições de prestação de cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados (centros de saúde, hospitais, centros de medicina de reabilitação), instituições particulares de solidariedade social, instituições de reinserção social, centros de dia e lares de idosos, creches e jardins de infância, escolas do ensino básico e secundário, estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, área da Investigação e/ou docência, unidades de investigação, universidades públicas e privadas, consultórios/gabinetes/clínicas privadas, domicílio dos utentes e empresas.

 

Equipa Médica

Dra. Alexandra Fuste
Dra. Ana Tavares
Marcar Consulta

Psicologia Clínica 

A psicologia clínica possui uma área de atuação muito vasta, de forma que parece conveniente tratar suas diferentes áreas em artigos específicos:
• Transtorno mental – oferece uma definição do conceito uma visão geral a respeito dos transtornos mentais: classificação, epidemiologia, etiologia e análise de fatores determinantes;
• Psicodiagnóstico – uma introdução às técnicas para aquisição de informações psicológicas relevantes;
• Intervenção psicológica – oferece uma visão geral das diferentes formas de intervenção disponíveis, entre as quais a psicoterapia desempenha um papel preponderante;
• Ética em psicologia clínica – que oferece uma visão geral das questões éticas envolvendo o trabalho clínico em geral e clínico-psicológico em particular;
• Psicologia da reabilitação – área específica da psicologia clínica que se dedica ao acompanhamento e reinserção da pessoa no seu cotidiano após um tratamento prolongado, quer de doença física, quer de transtorno mental.

Equipa Médica

Dra. Raquel Silva,
Dra. Alexandra Luz Clara,
Dr. Sérgio Tacão
Dra. Anabela Rumor
Marcar Consulta
Fechar