Dr. Orlando Duque
Medicina Dentária
Odontologia a Laser
Endodontia
Cirurgia Oral
Dentisteria
Implantologia
Periodontologia
Reabilitação Oral Fixa e Removível
Oclusão
Odontopediatria
Ortodontia em Crianças e Adultos
Urgências Dentárias
Microscopia Dentária
Tratamento dentário sob anestesia geral
Sedação Mínima
Higiene Oral
Tomografia 3D - CBCT
Ortopantomografia
Telerradiografia
Odontologia a Laser
Odontologia a Laser
Os laser LightWalker são projetados para dentistas perfecionistas e com visão de futuro que desejam aprimorar a sua experiência odontológica diária com novas possibilidades de tratamento que apenas a mais recente tecnologia laser pode oferecer.
Após o seu lançamento, o sistema odontológico LightWalker da Fotona rapidamente ganhou aclamação da indústria e prémios altamente respeitados de tecnologia e inovação. O modo QSP (Quantum Square Pulse) patenteado do LightWalker representa um importante avanço tecnológico, melhorando a interação do laser com os tecidos dentários, otimizando o conforto do paciente, a velocidade e os resultados clínicos.
Amplo espectro de aplicação eficazes e fáceis de executar
Desde a dentisteria conversadora, endodontia e implantologia à periodontologia e cirurgia de tecidos moles, os lasers LightWalker oferecem a lista mais abrangente de aplicações clínicas de qualquer laser odontológico até ao momento. O LightWalker também é ideal para procedimentos cosméticos dentários como o delicado, mas altamente eficaz, clareamento dental a laser TouchWhite™ da Fotona. Com uma atualização estética opcional, o modelo LightWalker AT/ATS pode até ser usado para tratamentos faciais como redução de rugas, volumização labial, peelings leve, lesões vasculares e muito mais. Os procedimentos típicos do LightWalker são mais rápidos, fáceis de executar, com menos dor e tempos de recuperação mais curtos que os tratamentos convencionais.
Equipa Médica
Dra. Maria João Dias
Dr. Luis Braço Forte
Dra. Ana Sofia Sousa
Marcar Consulta
Endodontia
Endodontia
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.
Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outraspatologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
Equipa Médica
Dr. Tiago Dionísio
Dr. Pedro Saavedra
Dr. Diogo Trindade
Marcar Consulta
Cirurgia Oral
Cirurgia Oral
A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.
A correção das alterações e patologias da cavidade oral permite melhorar significativamente a capacidade estética e funcional, nomeadamente as funções fonéticas, de mastigação e deglutição, em muitos casos com resultados visíveis na autoconfiança e envolvimento social dos pacientes.
Equipa Médica
Dr. Pedro Rodrigues
Dr. Pedro Saavedra
Marcar Consulta
Dentisteria
Dentisteria
A Dentisteria Restauradora e Estética é a especialidade da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração e resolução de fraturas restituindo deste modo a aparência original dos dentes.
Para além de contribuir para uma melhoria das funções orais, através das mais diversas técnicas, a Dentisteria devolve ao paciente um sorriso saudável e bonito, contribuindo para um incremento da estética, autoconfiança e envolvimento social.
Equipa Médica
Dra. Maria João Dias
Dra. Margarida Póvoas
Dra. Ana Sofia Sousa
Dra. Felícia Sandu
Dra. Ana Rodrigues
Dr. Luis Braço Forte
Dra. Ines Coelho
Dra. Roberta Nastasie
Dra. Iolanda Jessen
Dra. Matilde Jardim
Marcar Consulta
Implantologia
Implantologia
A Implantologia é uma área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. Os implantes dentários são estruturas fabricadas numa liga de titânio, colocados na maxila ou na mandíbula, que substituem as raízes de dentes perdidos. Oferecem uma solução segura e permanente para a substituição de um ou mais dentes, funcionando como pilares de suporte para coroas unitárias e pontes fixas ou removíveis, parciais ou totais.
Com a utilização de implantes dentários o doente pode optar por uma solução fixa em detrimento de soluções desconfortáveis e inestéticas como as próteses removíveis, suportadas apenas pela mucosa, voltando a sentir o conforto que os dentes naturais oferecem.
Outras vantagens dos implantes incluem:
-
Manutenção da estrutura óssea e estética facial que se perde com a ausência de dentes;
-
Restituição da capacidade mastigatória e possibilidade de se alimentar sem a preocupação inerente ao facto de não ter dentes naturais;
-
Manutenção da integridade dos dentes vizinhos, uma vez que não são desgastados tal como acontece para a realização de uma ponte sobre dentes;
-
Melhoria substancial na confiança e segurança dadas pelos dentes naturais, proporcionando ao paciente uma melhor auto-estima, sem qualquer inibição social.
Equipa Médica
Dr. Pedro Rodrigues
Dr. Pedro Saavedra
Dr. Tiago Esteves
Dra. Maria João Dias
Marcar Consulta
Periodontologia
Periodontologia
A Periodontologia é a especialidade da medicina dentária que se dedica ao estudo das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes. Os tecidos de suporte são conhecidos como periodonto, onde temos presente: a gengiva, o osso alveolar, o cemento e o ligamento periodontal.
A gengivite e a periodontite são as manifestações mais comuns da doença periodontal, devendo ser controladas, uma vez que se tratam de infecções bacterianas crónicas, que se não forem tratadas podem ter consequências graves, como a perda dentária.
A principal causa das doenças periodontais é a presença das bactérias da placa bacteriana. Estas produzem toxinas que provocam inflamação dos tecidos de suporte dos dentes, e que consequentemente, em conjunto com a resposta anti inflamatória do corpo contra as bactérias presentes na placa bacteriana, provoca destruição tecidular nos tecidos de suporte.
A gengivite é a primeira fase da doença periodontal. As principais características e sinais são a inflamação generalizada da gengiva, que se encontra edemaciada e muito avermelhada, podendo sangrar facilmente.
A gengivite é tipicamente indolor e é normalmente o resultado da acumulação de placa bacteriana e de tártaro no sulco existente entre a gengiva e os dentes provocando uma inflamação , em associação com uma higiene oral reduzida ou deficiente. A gengivite trata-se fazendo a remoção do tártaro e da placa bacteriana aderidos à superfície dos dentes, acima e abaixo da gengiva (destartarização) e através de técnicas corretas de higiene oral por parte do paciente.
A periodontite é o resultado de uma gengivite não tratada. A inflamação provocada pela gengivite e a contínua acumulação de placa bacteriana atinge as fibras do ligamento periodontal e o osso alveolar provocando a destruição e a perda dos tecidos de suporte. Como consequência da destruição dos tecidos e do enfraquecimento dos dentes, a periodontite pode levar à perda dentária.
A Periodontite normalmente é silenciosa e não provoca dor, apenas em estados mais avançados da doença. É uma doença irreversível, uma vez que a gengiva e o osso perdido não serão recuperáveis. Mas é possível travar a progressão da doença e eliminar a infecção.
Na maioria dos casos da Periodontite para além da destartarização há a necessidade de realizar uma raspagem e alisamento radicular dos dentes afetados.
Alguns casos de Periodontite mais graves podem necessitar de tratamentos mais avançados como Cirurgias Periodontais.
A prática de boas técnicas de escovagem e a colaboração do doente são fundamentais para o sucesso do tratamento.No entanto, existem vários fatores preponderantes na evolução das doenças periodontais:
-
A predisposição genética (hereditariedade).
-
Os hábitos tabágicos.
-
Doenças sistémicas, como por exemplo a diabetes.
-
O stress
-
Alguma medicação oral.
-
Má-nutrição
A periodontologia também envolve a manutenção de implantes dentários, incluindo o tratamento da peri-implantite (perda óssea inflamatória em redor dos implantes dentários). A etiologia da peri-implantite é considerada muito semelhante à da doença periodontal.
O exame clínico durante as consultas de rotina ao Médico Dentista é a única forma de avaliar adequadamente o estado das gengivas e das estruturas de suporte dentário.
Durante o check-up semestral o Médico Dentista realiza um exame periodontal básico (EPB) que determina rapidamente se há gengivite ou periodontite.Em caso afirmativo é realizado um Periodontograma (gráfico com a medição das “bolsas”, ou seja com a medição da perda de suporte dentário) e são realizadas radiografias intra-orais e uma ortopantomografia.
A prevenção da Periodontite baseia-se na prática de hábitos de higiene oral saudáveis, como a escovagem diária e utilização de fio dental, assim como nas visitas regulares (mínimo semestralmente) ao Médico Dentista para check-up e destartarizaçãoEquipa Médica
Dra. Sofia Sousa
Dra. Ines Fachadas
Marcar Consulta
Reabilitação Oral Fixa e Removível
Reabilitação Oral Fixa e Removível
A reabilitação oral tem como objectivo a reconstrução dos dentes destruídos, substituição da falta dentária, restabelecer a estética e a fonética. Previne a patologia articular e restabelece a oclusão.
A reabilitação oral é dividida em áreas distintas:
-
Prótese Removível
-
Prótese Fixa
-
Prótese Implanto-suportada
Actualmente existe a possibilidade de realizar reabilitações orais recorrendo à utilização de coroas baseadas nas mais recentes tecnologias de digitalização com um desenho assistido por computador CAD/CAM.
As coroas podem ser em cerâmica, alumína ou zircónia. Esta possibilidade assegura aos pacientes uma incomparável biocompatibilidade, beleza e resistência. Utilizamos coroas mais resistentes e estéticas e os sistemas mais modernos (CAD-CAM, Zircónio, Alumína e as cerâmicas feldespáticas).
Este conjunto de restaurações orais podem modificar e renovar a estética, tendo como base a função mastigatória dos pacientes.
O desenho do sorriso é caracterizado para cada paciente, podendo ser modificada a cor, a forma e o tamanho dos dentes. É um tratamento desenhado á medida de cada paciente, tendo como base a face e os lábios.
Equipa Médica
Reabilitação Oral Fixa
Dr. Tiago EstevesDr. Pedro Saavedra
Dra. Maria João Dias
Dra. Felicia Sandu
Reabilitação Oral Removível
Dra. Ana RodriguesDr. Luis Braço Forte
Dra. Ines Coelho
Dra. Roberta Nastasie
Dra. Iolanda Jessen
Dra. Matilde Jardim
Dra. Felicia Sandu
Marcar Consulta
Oclusão
Oclusão
A Oclusão é o ramo da Medicina Dentária que trata as relações de mordida entre os maxilares e as suas implicações com as estruturas anexas. Ou seja, a forma como os dentes se relacionam entre si.
Para se obter uma oclusão normal é necessário que os maxilares e os dentes se relacionem de uma forma estável e ideal, de forma a não haver qualquer tipo de patologia articular, e que o paciente consiga manter as funções e a saúde normal.
Uma oclusão incorrecta pode levar a alterações patológicas da articulação temporomandibular, podendo causar disfunções temporomandibulares.
As disfunções temporomandibulares são modificações patológicas relacionadas com a articulação temporomandibular, que podem ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, alterações de postura, ruídos articulares (estalidos), zumbidos no ouvido, limitação de abertura da boca, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação.
Equipa Médica
Dra. Ana Mafalda Reis
Dra. Madalena Caçador
Marcar Consulta
Odontopediatria
Odontopediatria
Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência.
Equipa Médica
Dra. Maria João Dias
Dra. Raquel Martins
Dra. Filipa Simas
Dra. Matilde Jardim
Ortodontia em Crianças e Adultos
Ortodontia em Crianças e Adultos
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.
Como saber se preciso de um ortodontista? Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:
Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:
-
Sobremordida, algumas vezes chamada de “dentes salientes” — este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
-
Mordida cruzada anterior — uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
-
Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
-
Mordida aberta— espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
-
Desvio de linha mediana — ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
-
Diastema — falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
-
Apinhamento —ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.
Equipa Médica
Dra. Margarida Póvoas
Dra. Soraia Rolim
Dra. Filipa Simas
Dra. Raquel Martins
Marcar ConsultaUrgências Dentárias
Urgências Dentárias
Com uma equipa de 10 médicos, a MJ Clinics está em funcionamento todos os dias para atendimento a urgências dentárias.
Marcar Consulta
Microscopia Dentária
Microscopia Dentária
A Medicina dentária minimamente invasiva com o uso do microscópio operatório consiste no aprimoramento e refinamento das melhores técnicas convencionais para serem utilizadas sob uma iluminação três vezes mais potente que a usual e com uma imagem até 25 vezes ampliada.
A iluminação e ampliação da imagem são conseguidas com a utilização de um microscópio operatório que, com uma câmera fotográfica e de vídeo digital acoplada, possibilita ao paciente acompanhar as etapas do tratamento em um monitor de TV e ter as consultas documentadas para futura referência.
Para o paciente há vários benefícios: maior certeza nos diagnóstico, utilização de técnicas convencionais ou cirúrgicas menos agressivas , um pós-operatório potencialmente sem dor, restaurações mais estéticas, mais duradoiras e com menor desgaste das áreas saudáveis dos dentes, além de uma comunicação com o paciente, clara e detalhada de todo o tratamento.
As vantagens da Medicina Dentária Minimamente Invasiva, com o uso do microscópio operatório, são alcançadas nas diversas áreas da Medicina Dentária: Dentisteria , prótese, , periodontologia, endodontia, diagnóstico de lesões orais, e nas mais diversas cirurgias , onde com maior precisão é mais fácil atingir a excelência.
Com a utilização de implantes dentários o doente pode optar por uma solução fixa em detrimento de soluções desconfortáveis e inestéticas como as próteses removíveis, suportadas apenas pela mucosa, voltando a sentir o conforto que os dentes naturais oferecem.
Outras vantagens dos implantes incluem:
-
Manutenção da estrutura óssea e estética facial que se perde com a ausência de dentes;
-
Restituição da capacidade mastigatória e possibilidade de se alimentar sem a preocupação inerente ao facto de não ter dentes naturais;
-
Manutenção da integridade dos dentes vizinhos, uma vez que não são desgastados tal como acontece para a realização de uma ponte sobre dentes;
-
Melhoria substancial na confiança e segurança dadas pelos dentes naturais, proporcionando ao paciente uma melhor auto-estima, sem qualquer inibição social.
Equipa Médica
Dr. Tiago Dionisio
Dr. Pedro Saavedra
Dr. Diogo Trindade
Dr. Tiago Esteves
Marcar ConsultaTratamento dentário sob anestesia geral
Tratamento dentário sob anestesia geral
Os tratamentos dentários sob anestesia geral podem ser realizados pelo Médico Dentista/Odontopediatra, geralmente em meio hospitalar, em conjunto com uma equipa de profissionais de saúde (Médico Anestesista, Enfermeiros, Auxiliares, Assistente Dentária).
A anestesia geral é reservada para situações de gravidade e complexidade extremas e/ou premência de atuação quando não existe maturidade e cooperação do paciente.
É um procedimento que permite o tratamento célere e de qualidade numa sessão única (tratar todos os dentes).
Equipa Médica
Dra. Maria João Dias
Marcar Consulta
Sedação Mínima
Sedação Mínima
É utilizada para tratamentos menos invasivos. O paciente responde de forma normal aos estímulos e está consciente em todos os momentos.
Marcar Consulta
Higiene Oral
Higiene Oral
O higienista oral é o braço direito do dentista e desempenha um papel essencial tanto no cuidado do paciente como na gestão do consultório dentário.
As tarefas do higienista oral são:
– Assistência ao dentista;
– Remover cálculos dentários e manchas;
– Colocar vedantes de fissura;
– Desinfecção e esterilização do equipamento e das superfícies;
Equipa Médica
- Higienista Iris Pinto
- Higienista Filipa Martins
Marcar Consulta
Tomografia 3D - CBCT
Tomografia 3D – CBCT
A tomografia computorizada (CBCT) permite a obtenção de imagens 3D essenciais para a deteção de detalhes específicos das estruturas do paciente, muitas vezes omitidos em exames tradicionais a 2D. Esta técnica foi especificamente desenvolvida para o estudo das áreas: dental, cabeça e pescoço. O equipamento utilizado para realização deste tipo de exame é composto por um scanner que gira 360 graus em torno da cabeça do paciente numa questão de segundos.
Realizar um exame com recurso à técnica CBCT assim facilitar de forma decisiva o diagnóstico e plano de tratamento. Marcar ExameOrtopantomografia
Ortopantomografia
O que é uma Ortopantomografia?
A Ortopantomografia é um tipo avançado de Raios-X que oferece uma vista panorâmica do maxilar superior e inferior, todos os dentes e as articulações entre a mandíbula e o crânio.
Existem riscos ou complicações associados à realização deste exame?
A Ortopantomografia é um exame que não tem quaisquer riscos ou complicações associados.
A Ortopantomografia requer algum tipo de preparação?
A Ortopantomografia não requer qualquer preparação, no entanto, devem ser retirados todos os objetos metálicos passíveis de aparecer na radiografia (brincos, “piercings”, etc.).
O que se sente durante o exame de Ortopantomografia?
Trata-se dum exame radiográfico panorâmico. O paciente posiciona-se no ortopantomógrafo, imóvel enquanto são emitidos os Raios X em torno do utente e a nível das arcadas dentárias.
Marcar Exame
Telerradiografia
Telerradiografia
Este exame fornece informações importantes sobre a saúde oral do paciente. Auxilia os Médicos Dentistas a examinar o osso subjacente, as raízes dos dentes ou dentes não irrompidos, assim como as áreas de contato entre os dentes.
A Telerradiografia permite revelar:
Pequenas áreas de cárie nos dentes e embaixo de restaurações existentes;
Alterações do osso;
Abcessos ou cistos;
Sinais de doença periodontal (gengival);
Anomalias de desenvolvimento;
Alguns tipos de tumores;
Evidências de trauma e doenças sistémicas.